A terraplanagem é uma etapa extremamente necessária na construção de edifícios, estradas ou, até mesmo, para evitar possíveis acidentes com o solo. Negligenciar essa etapa pode trazer muitos riscos para a construção e para as pessoas envolvidas, podendo causar acidentes graves.
Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é e para que serve a terraplanagem, além da importância de optar por uma boa empresa na hora de iniciar o serviço de terraplanagem em suas obras.
O que é terraplanagem?
A terraplanagem é um procedimento do ramo da construção civil que serve para nivelar o terreno e deixá-lo plano, evitando acidentes e resolvendo possíveis problemas antes mesmo de iniciar a construção. Como funciona o procedimento de terraplanagem?
Para realizar a terraplanagem, é necessário ter a avaliação de profissionais para determinar a necessidade do procedimento e onde será realizado. Em alguns casos, pode até ser necessário fazer um levantamento topográfico da região. Há vários procedimentos que podem compor essa etapa, dependendo do terreno. Alguns deles são:
- Escavação: quando é necessário retirar a terra em excesso do local.
- Destocamento: algumas obras podem ser dificultadas por excesso de árvores ou plantas do local, então esse procedimento é realizado para essa retirada.
- Drenagem: retirada de água.
- Aterramento: em terrenos com pouca terra, é realizado o aterramento para suprir sua falta. Geralmente é usada a terra vermelha.
- Demolição ou remoção: também faz parte da terraplanagem e nada mais é do que a retirada de edifícios ou restos de construções prévias do local.
- Compactação do solo: é o ato de aumentar a densidade do solo com rolos compressores, para reduzir a quantidade de ar.
Qual o tempo médio de duração da terraplanagem?
A terraplanagem é extremamente importante para garantir o sucesso da obra. O tempo de duração de um serviço de terraplanagem vai depender muito do terreno, do procedimento e das condições externas. Geralmente, dura em torno de 40 a 90 dias, mas em alguns casos pode chegar a 180 dias.
Quais os equipamentos mais utilizados na terraplanagem?
Os equipamentos exigidos para o procedimento podem variar imensamente. Alguns dos mais utilizados são:
- Retroescavadeira
- Escavadeira hidráulica
- Pá-carregadeira
- Mini pá-carregadeira ou BobCat
- Mini Escavadeira
- Motoniveladora ou Patrol
- Rolo compactador pé de carneiro
- Rolo compactador liso
- Caminhão Pipa
- Caminhão Munck
- Caminhão caçamba
- Caminhão carroceria
- Caminhão comboio ou Melosa
Todos esses equipamentos são caros e exigem manutenção, que também tem um alto custo. Além dos valores a serem investidos, o próprio procedimento requer mão de obra capacitada e precisa atender a critérios bem específicos que são exigidos pelo poder público. Por isso, muitas construtoras procuram terceirizar o serviço, optando por uma empresa especializada, a fim de ter um procedimento bem feito e sem custos exacerbados.
Por que se preocupar com esse procedimento?
Em qualquer construção, é necessário ter cuidado com todas as etapas e todos os procedimentos, por lidar diretamente com a segurança e vida de pessoas. Seja na construção de casas, edifícios, galerias ou qualquer outro tipo em alvenaria, a terraplanagem, sem dúvida, é uma das etapas mais importantes, pois é com esse procedimento que são lançadas as bases e fundações de um projeto.
Por isso, se realizada incorretamente, pode acarretar diversos problemas e até comprometer toda a construção. A não execução dessa etapa ou sua má execução pode resultar em:
- Rachaduras ou desabamentos
- Um terreno desnivelado
- Acidentes
- Risco da obra ser embargada pelo poder público
O que pode acontecer caso seja feita incorretamente?
Infelizmente, muitas pessoas não levam a sério a importância de um profissional para realizar a terraplanagem e acabam optando pela opção mais “barata”. Mas o barato pode sair caro. Ao falhar em preparar o local da construção, o resultado pode ser desastroso. Optar por não fazer a terraplanagem pode trazer enormes prejuízos econômicos, bem como deslizamento de terra e erosão, que podem gerar rachaduras, danos à estrutura e colocar vidas em risco. Além disso, todo o projeto da construção pode ser embargado pela justiça caso seja detectado que haja riscos presentes ou que esteja sendo feito de forma ilegal. A preparação correta do terreno garante a segurança da estrutura e de todos que venham a utilizá-la, além de impedir possíveis problemas com a justiça e de garantir que a construção esteja de acordo com as normas e leis locais.
Conheça nossos empreendimentos e futuros lançamentos.
Fonte: Fernanda Neves - Social Media